A Cemig acredita que o desenvolvimento se dá com a participação de todos. Reconhecendo o talento dos artistas de Minas, a Galeria de Arte Cemig se abre para o encontro da produção nas artes visuais com o público, num importante passo para a construção da cidadania.

3 de julho a 17 de agosto de 2018.

De segunda a sexta, das 8h às 19h.

Casta é um termo de origem hispano portuguesa que resume a estruturação do sistema tradicional de hierarquias, que ainda é utilizado, para designar uma transmissão hereditária que inclua um ofício familiar.

Renato Morcatti embaralha a noção de casta, rígida e imutável, propondo a representação de quase autorretratos, em que suas múltiplas cabeças são a força do trabalho braçal.

Não há contraste entre desenho e escultura, o artista cria uma estranha ambiguidade espacial, [...] uma calorosa emoção na combinação de materiais, sem que eles sejam tradução um do outro.

Vicente de Mello

24ª Concorrência de Talentos Cemig • Curadoria: Guilherme Horta, Márcio Sampaio e Sérgio Rodrigo Reis | Expografia: Paulo Schmidt

Renato Morcatti é desenhista, gravador e escultor. Nasceu, vive e trabalha em Belo Horizonte/MG. Graduado em 2016, pela Escola Guignard - UEMG, foi residente nos ateliês dos artistas Marco Tulio Resende e Thaïs Helt. Realizou, em 2017, sua primeira individual PIRAJÁ, no Museu Nacional da República, Brasília/DF e no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH, com apresentação do artista plástico Nuno Ramos. Em 2018, apresenta a instalação PASSADIÇO no Oi Futuro Flamengo/RJ e PIRAJÁ no Paço Imperial/RJ.
Contato: renatomorcatti@gmail.com