Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES

 
O critério básico de qualificação para todos os fornecedores é o atendimento à legislação vigente com comprovação jurídica, fiscal, econômico-financeira, tributária além da comprovação técnica e de atendimento aos requisitos de meio ambiente, saúde e segurança perante apresentação da documentação necessária. Os outros critérios utilizados para qualificação dos fornecedores variam de acordo com os grupos de mercadorias e categoria para o qual o fornecedor foi classificado.

Critérios específicos para qualificação de fornecedores estrangeiros estão definidos no Manual de Relacionamento com fornecedores e disponíveis também no Portal de Compras.
 
Ao realizar qualquer contratação, a Cemig também exige que toda empresa nacional ao se cadastrar necessita anexar aos documentos uma declaração de que não emprega menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, e menores de 16 anos em qualquer trabalho, para efeito do disposto no inciso V do artigo 27 e inciso XVIII do artigo 78 da Lei nº 8.666, de 21/6/1993, em papel timbrado, datada e assinada pelo representante legal da empresa, sob as penas da lei.
 
Em casos de fornecedores de material de maior impacto no sistema elétrico é exigida a aprovação por meio da Avaliação Técnica Industrial realizada em sua instalação fabril. A unidade fabril é avaliada por meio de um questionário desenvolvido pela Cemig com base nas normas ISO 9001, ISO 14000, OHSAS 18001 e SA 8000. São verificados itens relativos a responsabilidade técnica,  recursos humanos, treinamento, documentação técnica, segurança e higiene, almoxarifado, movimentação de cargas, máquinas e ferramentas, processo de fabricação, laboratório, inspeção de recebimento, calibração de dispositivos de medição, gestão da qualidade, gestão ambiental e responsabilidade social.
 
Já nos fornecedores de serviços para o sistema elétrico é realizada a Avaliação Técnica de Empreiteiras, baseada nas normas ISO 9001, ISO 14000, OHSAS 18001 e SA 8000. São verificados itens relativos a mão de obra, veículos, equipamentos operacionais e de segurança, ferramentas, logística, adequação e condição das instalações da empresa, segurança, higiene, meio ambiente, treinamento de pessoal, registro e cumprimento da legislação trabalhista.
 
Nota: Itens do questionário que tratam especificamente de requisitos relativos à legislação brasileira não são considerados para fornecedores estrangeiros.

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados