Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

CONTROLE DE QUALIDADE

 
O nível de controle da qualidade exercido pela Cemig nos bens e serviços prestados por seus fornecedores varia de acordo com a criticidade desses bens e serviços.
 
Material a ser utilizado no sistema elétrico é submetido à inspeção na qual é verificado se este atende às características técnicas explicitas em desenhos e especificações próprias da Cemig ou de normas brasileiras e internacionais citados nos documentos de compra. Dependendo do tipo de material adquirido a inspeção do material é realizada nas instalações do fornecedor ou nos laboratórios da Cemig. Durante a realização de inspeção nas instalações do fornecedor é verificado se ele continua atendendo as cláusulas contratuais relativas à qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social.
 
O desempenho dos fornecedores de material é monitorado através do indicador IDF - Índice de Desempenho de Fornecedores.
Fornecedores com baixo desempenho podem ser penalizados através de advertências, reuniões, multas, cancelamento de pedidos ou contratos, reprovação de homologações e processos administrativos de suspensão cadastral, dependendo da gravidade e reincidência dos fatos ocorridos.  Já aqueles fornecedores de material com excelente desempenho, podem ter inspeções presenciais dispensadas e realizadas através de análise de relatórios, serem reconhecidos no evento anual Prêmio Fornecedores Cemig ou se tornarem fornecedores com grau de Suprimento Assegurado de Material.
 
No caso de prestação de serviços, a verificação do atendimento aos requisitos da Cemig é realizada pela área gestora do contrato, por meio de avaliações periódicas dos serviços prestados, além de verificar se o fornecedor continua atendendo aos demais requisitos contratuais relativos à segurança, qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social.
 
O desempenho dos prestadores de serviços e obras é monitorado pelo indicador IQSC – Índice de Qualidade dos Serviços Contratados.
 
Fornecedores com baixo desempenho podem ser penalizados através de advertências, reuniões, multas, não renovação ou rescisão de contratos, dependendo da gravidade e reincidência dos fatos ocorridos.  Já aqueles fornecedores de serviço com excelente desempenho podem ser reconhecidos no evento anual Prêmio Fornecedores Cemig.
 

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados
Chat Cemig Atendimento a Fornecedores