Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

 

 

MONITORAMENTO
A Cemig monitora o nível de qualidade no fornecimento de materiais e na prestação de serviços pelos seus fornecedores... saiba mais
A Cemig monitora o nível de qualidade no fornecimento de materiais e na prestação de serviços pelos seus fornecedores.
Tal monitoramento visa manter os padrões de qualidade exigidos pela Companhia e varia de acordo com a criticidade desses bens e serviços, além de subsidiar a Cemig na tomada de decisões.
Os requisitos de monitoramento variam de acordo com o contrato firmado, podendo ser relativos à saúde e segurança, qualidade, prazo de atendimento, meio ambiente, responsabilidade social, indicadores econômicos e financeiros, etc.
A Cemig no intuito de manter parcerias e evitar a suspensão da prestação de serviços ou do fornecimento de material, possui um processo de Alavancagem de Fornecedores que visa a recuperação da Performance das Contratadas com desempenho contratual abaixo do estipulado.
Fornecedores com baixo desempenho podem ser penalizados através de advertências, multas, não renovação ou rescisão de contratos, dependendo da gravidade e reincidência dos fatos ocorridos podendo culminar na suspensão do cadastro de fornecedores da Cemig, neste último caso após conclusão de processo administrativo, além das demais sanções previstas em lei.
Já as Contratadas com excelente desempenho podem ser reconhecidas no evento anual Prêmio Fornecedores Cemig.
 
PLANO DE ACOMPANHAMENTO
A CEMIG possui um Plano de Acompanhamento do Fornecedor com a finalidade de  restabelecimento de desempenho satisfatórios... saiba mais
A CEMIG possui um Plano de Acompanhamento do Fornecedor com a finalidade de restabelecimento de desempenho satisfatórios, a fim de garantir os padrões de qualidade exigidos pela Companhia e subsidiar a tomada de decisão após avaliação do nível de qualidade no fornecimento de materiais e na prestação de serviços.
 Com o intuito de manter parcerias e evitar a suspensão da prestação de serviços ou do fornecimento de material, esse processo visa a recuperação da performance do fornecedor com desempenho contratual abaixo do acordado em Acordo de Nível de Serviço (ANS).
 O Plano de Acompanhamento do Fornecedor será motivado por um conjunto de resultados de indicador(es) abaixo da meta estabelecida no ANS. O aspecto contratual com baixo desempenho, pode ser relativo a saúde e segurança, qualidade, prazo de atendimento, meio ambiente, responsabilidade social, indicadores econômicos e financeiros, etc. O baixo desempenho pode gerar penalizações ao fornecedor como advertências; multas; não renovação ou rescisão de contratos,  podendo resultar na suspensão do cadastro do fornecedor na CEMIG, além das demais sanções previstas em lei.
Em nenhum momento haverá serviços de assessoria e/ou consultoria da CEMIG ao fornecedor, tampouco aporte financeiro para o reerguimento da empresa.
Os fornecedores com excelente desempenho poderão ser reconhecidos formalmente no evento anual Prêmio Fornecedores Cemig.
 
PROCESSO ADMINISTRATIVO PUNITIVO
As empresas  que celebrarem com a Cemig contratos de fornecimento de material ou prestação de serviços e que, eventualmente, não cumprirem as regras contratuais... saiba mais
As empresas  que celebrarem com a Cemig contratos de fornecimento de material ou prestação de serviços e que, eventualmente, não cumprirem as regras contratuais e as ferramentas de gestão e para as quais a aplicação de penalidades não forem suficientes para a manutenção do contrato, poderão ter instaurado Processo Administrativo Punitivo e estarão sujeitas a sanções previstas na legislação.
Alguns exemplos, não exaustivos, de irregularidades cometidas pela contratada que ensejarão na instauração de Processo Administrativo:
- Inadimplemento crítico não sanáveis durante a execução contratual;
- Desempenho do Índice de Desempenho de Fornecedor - IDF abaixo da meta estipulada no período, de acordo com o estabelecido no contrato;
- Baixo desempenho contratual referentes à qualidade, prazo, segurança, etc. que inviabilizam a manutenção do contrato;
 - Fraude ou falsificação de documentos.
A aplicação das sanções se dará após conclusão do processo administrativo instaurado e conduzido por Comissão Especial que irá investigar e apurar as possíveis irregularidades, garantido o direito ao contraditório e a ampla defesa.
Poderão ser aplicadas as seguintes penalidades após a conclusão do processo administrativo punitivo:
-  Advertência;
-  Descredenciamento de grupo de material ou serviço;
- Suspensão do direito de licitar com a Cemig;
- Declaração de inidoneidade.
Poderão ser aplicadas outras penalidades além das descritas acima, as quais serão analisadas pela Comissão Especial e devidamente fundamentadas nos autos do processo.
 
 ​


 

 

 

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados