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MONITORAMENTO E ALAVANCAGEM DE FORNECEDORES
 
 
A Cemig monitora o nível de qualidade no fornecimento de materiais e na prestação de serviços pelos seus fornecedores.
 
Tal monitoramento visa manter os padrões de qualidade exigidos pela Companhia e varia de acordo com a criticidade desses bens e serviços, além de subsidiar a Cemig na tomada de decisões.
 
Os requisitos de monitoramento variam de acordo com o contrato firmado, podendo ser relativos à saúde e segurança, qualidade, prazo de atendimento, meio ambiente, responsabilidade social, indicadores econômicos e financeiros, etc.
 
A Cemig, no intuito de manter parcerias e evitar a suspensão da prestação de serviços ou do fornecimento de material, possui um processo de Alavancagem de Fornecedores, que visa a recuperação da Performance das Contratadas com desempenho contratual abaixo do estipulado.

Fornecedores com baixo desempenho podem ser penalizados através de advertências, multas, não renovação ou rescisão de contratos, dependendo da gravidade e reincidência dos fatos ocorridos, podendo culminar na suspensão do cadastro de fornecedores da Cemig, neste último caso após conclusão de processo administrativo, além das demais sanções previstas em lei.

Já as Contratadas com excelente desempenho podem ser reconhecidas no evento anual Prêmio Fornecedores Cemig.
 
 
 
PROCESSO ADMINISTRATIVO PUNITIVO 
 
As empresas  que celebrarem com a Cemig contratos de fornecimento de material ou prestação de serviços e que, eventualmente, não cumprirem as regras contratuais e as ferramentas de gestão e aplicação de penalidades não sejam suficientes para a manutenção do contrato, poderá ser instaurado processo Administrativo Punitivo e estarão sujeitas às sanções previstas na legislação.

Alguns exemplos, não exaustivos, de irregularidades cometidas pela contratada que ensejarão na instauração de Processo Administrativo:
 
·         Inadimplemento crítico não sanáveis durante a execução contratual;
 
·         Desempenho do IDF - Índice de Desempenho de Fornecedor abaixo da meta estipulada e período, de acordo com o estabelecido no contrato;
 
·         Baixo desempenho contratual referentes à qualidade, prazo, produto, etc. que inviabilizam a manutenção do contrato;
 
·         Fraude ou falsificação de documentos.
 
A aplicação das sanções se dará após regular processo administrativo, instaurado e conduzido por Comissão Especial, que irá investigar e apurar as possíveis irregularidades, concedendo 05 (cinco) dias úteis para a apresentação de razões de defesa, observando a garantia dos direitos de contraditório e ampla defesa.
 
Poderão ser aplicadas as seguintes penalidades, após devidamente concluído o processo administrativo:
 
·         Advertência;
 
·         Descredenciamento de Grupo de Material e Serviço;
·        
Suspensão do direito de licitar com a Cemig;
·        
Declaração de Inidoneidade.

Poderão ser aplicadas penalidades diferentes das descritas acima, nas quais serão analisadas pela Comissão Especial e devidamente fundamentadas nos autos do processo.
 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

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