Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

​​​​MINI E MICROGERAÇÃO DISTRIBUÍDA - SISTEMA DE COMPENSAÇÃO​
 
Contexto:

Desde 2012, as Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica recebem “Solicitações de Acesso” de consumidores interessados na implantação de Mini ou Microgeração Distribuída, visando se beneficiarem do Sistema de Compensação. 

A Resolução Normativa Aneel nº 482/2012 estabeleceu os conceitos de Mini e Microgeração, o funcionamento do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, bem como os critérios para conexão das usinas às distribuidora

 

Mais informações:

 

Consulta de Acesso:

 

Unidades Geradoras Conectadas:

 

Confira no Banco de Dados da ANEEL (Sistema de Registro de Geração Distribuída – SISGD) se sua Micro ou Minigeração Distribuída está cadastrada. Todas as usinas conectadas são cadastradas até o dia 10 (dez) de cada mês, mas somente aquelas que entraram em operação até o último dia do mês anterior.

 

Legislação Pertinente:

 
 As “Solicitação de Acesso” de Mini e Microgeradores deve ser realizada preferencialmente por um Responsável Técnico com registro em situação regular no CREA, diretamente no portal Cemig Atende, opção APR WEB - Aprovação de Projeto Elétrico e Análise de Carga na Rede via Web. 

Os formulários com as informações básicas e seus anexos obrigatórios, de acordo com o tipo de geração, são os seguintes:
  
Observações:
 
1- As respostas sobre solicitações de serviços e esclarecimentos serão enviadas diretamente para o e-mail do Responsável Técnico e do Cliente. Portanto o Cliente deverá manter os dados cadastrais atualizados junto a Cemig para evitar eventuais transtornos. Sempre que necessário, a atualização deverá ser efetuada no portal Cemig Atende, opção Atualizar Meios de Contato.
 
2- Para Habilitação do Responsável Técnico - RT, o CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE MINAS GERAIS – CREA/MG decidiu que as atividades de projeto, perícia, parecer e respectivos laudos técnicos referentes aos sistemas de Microgeração e Minigeração de Energia Elétrica deverão ser executados por pessoas físicas ou jurídicas habilitadas e devidamente registradas nos CREAs, sob a responsabilidade técnica de Engenheiro ELETRICISTA, Engenheiro de ENERGIA ou outro, desde que tenha anotado em suas atribuições o Artigo 8º da Resolução nº 218/73 ou o Artigo 2º da Resolução nº 1076/16 do CONFEA e oficiar a CEMIG essa decisão.
 
3 - Potência disponibilizada da unidade consumidora do grupo A é a demanda contratada, expressa em quilowatts (kW). Para o grupo B é a resultante da multiplicação da capacidade nominal de condução de corrente elétrica do dispositivo de proteção geral da unidade consumidora pela tensão nominal, observado o fator específico referente ao número de fases, expressa em quilovolt-ampère (kVA).

 

 

Formulário para indicação das instalações para compensação:

 

Formulário para indicação da instalação recebedora de créditos para compensação:

        •  Cadastramento de instalações recebedoras de Créditos após encerramento de contrato

 
Modelo de Memorial Descritivo:

 
 
Telefone: 0800-721-0167 - Horário de funcionamento: 8 às 17h

OBS.: Para solicitação de acesso não poderá existir débitos vencidos vinculados ao cliente.
 

Normas:

 

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados