Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
COMO FUNCIONA

Conforme resolução 414, a distribuidora deve conceder desconto especial na tarifa de uso do sistema de distribuição e na tarifa de energia incidentes no consumo de energia elétrica ativa, exclusivamente, na carga destinada à irrigação vinculada à atividade de agropecuária e na carga de aquicultura, desde que o consumidor efetue a solicitação por escrito ou por outro meio que possa ser comprovado.
 

CONDIÇÕES CUMULATIVAS PARA ENQUADRAMENTO

a) Exercício das atividades de Irrigação ou Aquicultura:
  • Aquicultura: cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e dos tanques de criação, no berçário, na aeração e na iluminação nesses locais;
  • Irrigação: cargas específicas utilizadas no bombeamento para captação de água e adução, na injeção de fertilizantes na linha de irrigação, na aplicação da água no solo mediante o uso de técnicas específicas e na iluminação dos locais de instalação desses equipamentos;

b) Que a carga instalada seja destinada, exclusivamente, à irrigação vinculada à atividade de agropecuária ou à aquicultura;

c) Que o interessado faça a solicitação por escrito.
 

PERCENTUAL DE DESCONTO APLICÁVEL POR REGIÃO

Os percentuais do desconto estão definidos na resolução 414 e variam conforme região.

INTERRUPÇÃO/PERDA DO BENEFÍCIO

A inobservância por parte do consumidor, dos requisitos de predominância de que a carga instalada seja destinada, exclusivamente à irrigação vinculada à atividade de agropecuária ou à aquicultura, ocasionará a interrupção / perda do benefício.
 
INSTALAÇÕES 

Não haverá a necessidade de adaptação das instalações elétricas internas, se a instalação já esteja servida por padrão de entrada de energia elétrica polifásico, onde poderá ser instalado o medidor com os dois registradores, conforme exemplo abaixo:

 

 

Serão registradas duas leituras, sendo uma para consumo de DIA (P = PONTA) e a outra para consumo à NOITE (F = FORA DE PONTA).

A caixa do medidor não pode estar incorporada no poste, se estiver, deverá fazer o corte para conserto para adequá-la.

 
Clique e veja a diferença de caixa Acoplada e Incorporada
EXEMPLO DE PADRÃO COM CAIXA POLIFÁSICA ACOPLADA E INDORPORADA AO POSTE

 

 

Assim PODE instalar MEDIDOR TARIFA NOTURNA – CAIXA ACOPLADA

 

 

 

 

pst_caixa_acoplada_com_eletroduto_png.jpg
Clique para ampliar
Clique para ampliar 

 


 

Assim NÃO pode instalar MEDIDOR TARIFA NOTURNA – CAIXA INCORPORADA

 

 

 

Clique para ampliar 
Clique para ampliar

 

 

 

Caso seja necessário adaptar o padrão, clique aqui e veja o modelo de instalação do padrão.

Se houver dúvidas quanto às características ou da necessidade ou não de alterar o padrão, o interessado deverá procurar um profissional para orientá-lo.
 
NOVO PADRÃO

Quando for ligação nova, somente após a energização do padrão é que poderá solicitar o benefício da Tarifa Noturna.
 
SOLICITAÇÃO

Para solicitar a instalação de medição tarifa noturna o interessado deverá preencher a carta de formalização do pedido e informar a carga instalada para que seja confeccionado e assinado o Termo de Opção.
 CANCELAMENTO

Para solicitar o cancelamento da opção pela tarifa noturna, o interessado deverá preencher a carta de formalização do cancelamento e dirigir-se a uma na agência de atendimento. Se houver alteração na carga atualmente instalada/inserida no sistema, deverá informar também a nova relação de carga.

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados