Skip Navigation LinksPortal Cemig » pt-br » Atendimento » Cadastrar Leitura
INFORMAÇÕES SOBRE COMO CADASTRAR LEITURA​
 
Se por algum motivo não foi possível realizar a leitura do medidor do seu padrão de energia, você poderá enviar/registrar o consumo utilizando uma das diversas formas de atendimento disponíveis.
 
Na área urbana, o intervalo padrão de leitura para o cálculo de consumo varia de 27 a 33 dias corridos. Confira na conta de energia a data da próxima leitura.
 
Já na área rural, a leitura do medidor é realizada a cada três meses pelo leiturista. No entanto, a leitura deverá ser informada pelo cliente mensalmente, evitando assim, o pagamento de fatura acumulada.
 
No mês em que a leitura for realizada pela Cemig, prevalecerá a registrada pelo leiturista.
 
Havendo necessidade de confirmação, a Cemig realizará uma nova leitura no local.
 
Em locais que ficam constantemente fechados, a exemplo de porteiras em áreas rurais, o cliente poderá solicitar à Cemig a instalação de cadeado mestre, com o objetivo de facilitar o acesso à medição.
 
 
Formas de cadastro de leitura
 
  • Agência Virtual Cemig
    • Clique em ‘Recebimento de leitura’
    • Informe Login e Senha
    • Selecione a Instalação e informe a leitura
    • Se for o primeiro acesso, clique em ‘Cadastrar login de acesso aos serviços’ ou em ‘Não sou cadastrado’. Informe o Número do Cliente e CPF do titular da conta. Crie seu Login e sua senha
 
  • E-mail
    • Envie um email para atendimento@cemig.com.br com: o Número do Cliente, o Número da Instalação, a leitura do medidor e o endereço do local
    • Obs.: este serviço ainda não está disponível para medidores com duplo registro – irrigação noturna.
 
  • Calendário Rural:
    • Anote a leitura nas datas indicadas nos cartões destacáveis (conforme mês indicado em cada cartão) e deposite nas caixas de autoleitura instaladas nos Credenciados ou em um dos Postos de Atendimento da Rede Cemig Fácil.
 
  • Rede Cemig Fácil de Atendimento
    • Informe a leitura do medidor em uma Agência ou Posto de Atendimento da Rede Cemig Fácil. Leve uma fatura de energia ou o CPF do titular da conta
    • Para saber o endereço e horário de atendimento da Rede Cemig Fácil de sua cidade acesse www.cemig.com.br/atendimento, na caixa LINKS clique em ‘Locais de atendimento’.
 
  • Cemig Torpedo:
    • Envie uma mensagem de texto (SMS) do celular para o número 29810 da seguinte forma: Cemig leitura + Nº Cliente + Nº Instalação + Leitura
    • Escreva: cemig leitura, o Número da Instalação, o Número do Cliente e a leitura do medidor. Não use nenhum tipo de pontuação, apenas espaços.

Fale com a Cemig : ligue 116   |   0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados