Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Aquisição de serviços, materiais e logística 

 
As aquisições da Cemig de bens e serviços são regidas pela Lei Federal 8.666/93 e por normas internas. A habilitação de fornecedores é realizada mediante a avaliação técnica de suas instalações e verificação da conformidade com os requisitos de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho.
Neste contexto, todos os procedimentos legais também são observados na elaboração e acompanhamento dos contratos, assegurando, além do alinhamento das cláusulas contratuais à legislação vigente, requisitos que visam garantir segurança, higiene e saúde no trabalho.
A Cemig, em uma iniciativa pioneira, em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), elaborou dois novos decretos estaduais, publicados em abril de 2008: um que altera significativamente o procedimento de licitações na modalidade Pregão e outro que regulamenta o Sistema de Registro de Preços Permanente. Tais alterações estão trazendo maior agilidade ao processo licitatório e criam novas alternativas de aquisição, principalmente para compras emergenciais. Com essas inovações, o prazo de realização dos processos pode ser reduzido em até 50%.
Dentro de um trabalho intenso de desenvolvimento de fornecedores, foram aprovadas, em processos de Avaliação Técnico-Industrial, cerca de 50 plantas industriais, que passaram a ser consideradas habilitadas para participação em editais de licitação de aquisição de material da Cemig.
Outra importante ação foi não permitir a aplicação de material de baixa qualidade no Sistema Elétrico da Companhia. Com isso, foram evitados transtornos operacionais para a Empresa, como eventuais interrupções do funcionamento do sistema em função de falhas de material, que poderiam ocasionar risco para a segurança de empregados e clientes, além de penalidades por parte dos órgãos reguladores e de fiscalização do mercado de energia.

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados