Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Usinas e reservatórios da Cemig

Ocupando a terceira posição entre as maiores geradoras do País, a Cemig, por meio de suas subsidiárias integrais, controladas e coligadas de geração, possui em operação 65 usinas, sendo 59 hidrelétricas, três termelétricas e três eólicas, com 6.925 MW de capacidade instalada.
 
A Cemig opera um conjunto expressivo de usinas de geração hidráulica. Os ativos que integram as instalações de geração são regularmente mantidos e conservados através de manutenções, fundamentadas em metodologias e critérios de engenheira. Os principais equipamentos também são constantemente monitorados, utilizando diversas técnicas preditivas.
 
No livro "Usinas da Cemig - A história da eletricidade em Minas e no Brasil" é possível conhecer um pouco mais sobre as unidades geradoras da Empresa.
  
Recursos hídricos
 
No Brasil está concentrada uma das maiores reservas de água doce do mundo. As águas superficiais geradas em seu território representam cerca de 50% do total dos recursos da América do Sul e 11% dos recursos mundiais.
 
A Cemig faz uso dos recurso hídricos para a geração de energia elétrica através de suas usinas hidrelétricas, cuja matéria prima é 100% água. Nas usinas, a água utilizada para geração de energia não é consumida, ela passa pelas turbinas e retorna imediatamente para o rio, seguindo seu caminho natural.
 
 

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Cemig na gestão dos recursos hídricos:

Programa Proximidade

Cemig e o Sistema Interligado Nacional

Compensação financeira pela utilização de recursos hídricos

Participação da Cemig nos fóruns

Outorga de direito de uso da água

Cobrança pelo uso da água

Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (PeD)

Radar Meteorológico

Qualidade da água nos reservatórios da Cemig

Monitoramento hidrossedimentológico

Usinas Cemig

Para navegar clique na seta da barra lateral e selecione a usina

Portal de Usinas e Reservatórios da Cemig
 
 
Recursos Hídricos
 
No Brasil está concentrada uma das maiores reservas de água doce do mundo. As águas superficiais geradas em seu território representam cerca de 50% do total dos recursos da América do Sul e 11% dos recursos mundiais.
 
A Cemig faz uso do recurso hídrico para a geração de energia elétrica através de suas usinas hidrelétricas, cuja matéria prima é 100% água. Nas usinas, a água utilizada para geração de energia não é consumida, ela passa pelas turbinas e retorna imediatamente para o rio, seguindo seu caminho natural.
 
Os reservatórios construídos para acumular água para geração de energia elétrica, auxiliam na regularização da disponibilidade hídrica da bacia hidrográfica. Eles proporcionam vazões maiores durante os períodos de seca, evitam e minimizam enchentes durante o período chuvoso.
 
A previsão meteorológica e o monitoramento constante da chuva e do nível de água nos reservatórios e nos rios são fundamentais para a gestão do volume de armazenamento dos aproveitamentos hidrelétricos. A Cemig possui uma rede ampla de estações automáticas de medição que enviam dados em tempo real para que o planejamento de operação das comportas e da geração de energia seja otimizado.
 
Além das vantagens da regularização, a água armazenada no reservatório pode também ser utilizada para outras finalidades como abastecimento humano e industrial, irrigação, navegação, pesca, turismo e lazer, proporcionando benefícios para a bacia hidrográfica.
 
Para promover o aproveitamento sustentável da água, a equipe técnica da Cemig busca o aprimoramento constante por meio de treinamentos, participações em seminários nacionais e internacionais e em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D.
 
 
 
Usinas Cemig
 
Para navegar clique na seta da barra lateral e selecione a usina
 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados