Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Comissão de Ética
 
A Comissão de Ética da Cemig coordena as ações da Empresa sob a orientação da Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional, observando também o Código de Conduta Ética do Servidor Público e da Alta Administração Estadual e a Política Antifraude. Além disso, na condução de seus trabalhos, a Comissão considera os princípios do Pacto Global.
 
Assim, a Comissão possui, dentre outras, as seguintes responsabilidades:
 
• avaliar e deliberar sobre denúncias e consultas recebidas através do Canal de Denúncia (canal interno destinado aos empregados, contratados e estagiários da Cemig), do e-mail da Comissão de Ética ou da Ouvidoria encaminhadas à Comissão;
 
• instaurar procedimentos para apurações de denúncias relativas aos descumprimentos da Declaração e da Política Antifraude, além de avaliar as necessidades de revisões das mesmas.

A Comissão de Ética é formada por três superintendentes como membros titulares e outros três superintendentes como suplentes nomeados pela Diretoria Executiva. O mandato da comissão é de dois anos, podendo ser estendido pelo mesmo período. A Secretaria Executiva da Comissão de Ética é exercida pela Superintendência de Auditoria Interna.

Para o tratamento das questões relativas à gestão da “Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional” e do “Canal de Denúncia” pela Comissão de Ética e pelos órgãos e empresas controladas e subsidiárias integrais, a CEMIG possui a Instrução de Procedimentos IO-07, na qual são disciplinadas atribuições e procedimentos, com destaque para:

• promoção da divulgação dos Princípios Éticos;
• operacionalização da Secretaria Executiva da Comissão de Ética e do Canal de Denúncia;
• recebimento e resposta a denúncias ou consultas de empregados relativas à “Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional” da CEMIG;
• recebimento e apuração de denúncias ou consultas relativas a fraudes e de outras práticas consideradas ilegais.
 
É possível entrar em contato com a Comissão de Ética pelo email comissaodeetica@cemig.com.br
ou  pelo telefone +55 (31) 3506-7744

Conheça a Instrução de Procedimentos IO-07

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados