Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Marca Cemig

A marca Cemig tem uma forte presença no setor energético brasileiro. Concebida pelo presidente Juscelino Kubitscheck em 1952, quando era governador de Minas, a Cemig sempre ocupou posição de vanguarda no setor elétrico brasileiro, servindo de modelo para a criação de outras empresas e formando técnicos responsáveis por um setor que ocupou uma posição chave no ciclo de desenvolvimento da economia brasileira.

Ao longo de sua história, a marca Cemig passou por reformulações, acompanhando o desenvolvimento e crescimento da Empresa. A primeira marca era composta por um triângulo vermelho, representando Minas Gerais, e por um círculo, representando as Centrais Elétricas.

Em 1984, a marca Cemig passou por uma modernização: a Cemig deixava de ser Centrais Elétricas de Minas Gerais para ser Companhia Energética de Minas Gerais. A estrutura dessa nova marca é a mesma até os dias atuais. Nesse período, a marca, aplicada majoritariamente na cor verde, incorporava símbolos ligados à energia, mas de forma discreta e praticamente imperceptível aos olhos de um leigo.

Em 1999, a marca sofreu uma pequena alteração ganhando a cor amarela no “e”, além de acrescentar o slogan “A melhor energia do Brasil”. O objetivo era tornar a Cemig uma Empresa do Brasil, já que o período era de privatizações do setor elétrico, sendo as distribuidoras incorporadas por grupos estrangeiros. Era uma forma de marcar a Cemig como empresa genuinamente brasileira. Além disso, com a desregulamentação do sistema energético brasileiro, a Cemig expandiu suas fronteiras, sendo uma Empresa nacional, por isso o uso da cor amarela. Desde então, a marca Cemig se mantém sólida e relevante no setor elétrico brasileiro.

A marca e reputação da Cemig possuem interferência direta nos negócios e operações da Empresa, seja na convocação de participação em debates sobre processos regulatórios, nas fusões e aquisições e outras transações, seja na escolha livre de seus clientes e até na participação cotidiana na vida de seus consumidores. É certo que atuar de forma estratégica na condução e gerenciamento de sua marca e reputação coloca a Cemig em um patamar diferenciado no setor de energia.

A marca Cemig está presente em seis mapas estratégicos da organização, além de estar associada diretamente a objetivos estratégicos da Empresa. O reflexo dessa política de gestão da marca e reputação está no reconhecimento da contribuição Cemig nas questões de suas políticas socioambientais e nas ações de sustentabilidade (diretriz adotada pela Empresa). 

Veja a evolução das marcas Cemig.

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados