Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Cemig investe cerca de R$ 25 milhões no Programa Energia Inteligente

Programa Energia Inteligente leva consciência sobre uso eficiente da energia elétrica para população de baixa renda.

29/05/18

Mais de 70 mil famílias serão beneficiadas pelo Programa Eficiência Energética, uma iniciativa do Governo de Minas e da Cemig. Regulamentado pela Aneel, a proposta é incentivar mudança de hábitos de consumidores de baixa renda em cerca de 80 vilas e comunidades mineiras até o final deste ano, com informações sobre o uso correto e seguro da energia elétrica, e com esclarecimentos sobre os riscos da prática de ligações ilegais, conhecidas como “gatos”. 

A iniciativa prevê ainda a substituição de 315 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, mil geladeiras antigas por outras novas de baixo consumo de energia e 15 mil chuveiros elétricos por duchas eletrônicas.  Morador do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, Júlio César Pereira Souza acredita que o Programa Energia Inteligente possibilita o resgate da cidadania dos moradores das comunidades. “Requalifica a participação popular, valoriza moradores de vilas como cidadãos e abre a perspectiva e a possibilidade de estarem em dia com a Cemig”, assegura.

Segundo o analista de comercialização da Cemig, William Brandão Gomes, esse é um projeto de cunho social, que busca atender moradores das comunidades com duas abordagens: “No primeiro momento há troca de equipamentos defasados por equipamentos eficientes e o ensino do uso da energia elétrica de forma consciente. Depois, os moradores têm a oportunidade de fazer a regularização e negociar suas  contas, o que permite a obtenção de comprovante de endereço e a limpeza do registro nos órgãos de proteção ao crédito – se houver”, explica.

Quem compartilha dessa iniciativa e aprova é a moradora da Comunidade Irmã Dorothy, no Barreiro, Euridece da Silva. “Estou amando essas luzes. Eu estava cansada de irregularidades e meu sonho era pagar minha luz. Eu não achava certo os “gatos”, porque eles queimam o aparelho e a gente fica no prejuízo. Estou maravilhada”.

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados