Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Você - voluntariado empresarial


 
 
 
 

O Voluntariado empresarial é uma iniciativa de responsabilidade social das empresas que visam incentivar e apoiar ações voluntárias de seus profissionais em benefício da sociedade. A responsabilidade social está incorporada no cotidiano da Cemig e faz parte da sua Missão. Como prestadora de serviços públicos, a estratégia social da Empresa

abrange a relação com a sociedade, público interno, fornecedores e consumidores, além da responsabilidade frente aos seus produtos e serviços e o respeito pelos direitos humanos.

Alinhados com o propósito de ser, cada vez mais, uma empresa socialmente comprometida, os empregados da Cemig sempre demonstraram vocação para ações solidárias. Historicamente, com a participação efetiva de seus funcionários, a Empresa sempre realiza ou participa de campanhas de apoio às organizações da sociedade civil ou decorrentes de catástrofes naturais, bem como desenvolve ações de abrangência social, definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, órgão regulador do setor elétrico.

Durante muitos anos, o programa Asin – Ações Sociais Integradas, promoveu e incentivou as atividades dos voluntários da Cemig e desde então ações de voluntariado empresarial perduraram com sucesso. Decorrente dessa consciência social, a Cemig é membro de entidades promotoras do desenvolvimento do voluntariado empresarial: CBVE - CONSELHO BRASILEIRO DE VOLUNTARIADO EMPRESARIAL e CMVC – Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo

Atualmente o Programa de Voluntariado Cemig, denominado Você, está estruturado de forma que potencialize as ações voluntárias dos empregados e que exerça um papel transformador na nossa sociedade, acompanhando a história do voluntariado no Brasil, cuja trajetória migra gradativamente do assistencialismo à cidadania participativa e de transformação social. Entre os projetos realizados pela Cemig, podemos citar:

Você empreendedor

A Cemig em parceria com a Junior Achievement (J.A.), instituição sem fins lucrativos, que concebe soluções educacionais para o desenvolvimento de jovens, por meio do voluntariado empresarial, contribui com a preparação dos jovens de escolas públicas para o mercado de trabalho, para o empreendedorismo e aborda o tema ética, como a presença (ou falta) impacta na sociedade. Dentre os programas disponibilizados pela J.A., a Cemig oferece e incentiva os empregados voluntários a participarem de projetos, como:

Miniempresa – Proporciona aos estudantes de escolas públicas, o conhecimento e a experiência prática em economia e negócios por meio da organização e operação de uma miniempresa.

Mulheres Empreendedoras – Iniciativa de fomento ao empreendedorismo de mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimulando a criação de sua própria empresa.

As Vantagens de Permanecer na Escola – O foco é a conscientização dos adolescentes sobre a importância e os benefícios de continuar os estudos, fornecendo informações educacionais e apresentando opções de carreira.

Vamos falar de Ética – O programa leva aos estudantes reflexões sobre os benefícios de uma conduta ética em suas vidas, contribuindo para a melhor compreensão de seu papel como cidadãos.


AI 6% - Formando Cidadãos

O AI 6% é uma das ações corporativas consagradas pelos empregados com forte impacto social. Amparado pela Lei Federal 8069/1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa visa incentivar empregados da Cemig a repassar até 6% do seu imposto de renda devido aos Fundos da Infância e da Adolescência (FIA). Implantado em 2000 e remanescente do Asin – Ações Sociais Integradas, o AI 6% busca também incentivar o trabalho voluntário de empregados nas instituições apoiadas pelo Programa, bem como promover o empoderamento destas instituições, através da melhoria da qualificação das pessoas que nelas a​tuam.

Saiba mais sobre o AI6%​​
 
 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados