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Apadrinhamento
 
1. O que é
Consiste na arrecadação de doações de terceiros (padrinhos) em favor das instituições, por meio da conta de energia elétrica. Essas doações serão repassadas integralmente para as instituições. Para utilizar esse serviço, a instituição deve firmar contrato com a Cemig.
 
2. Objetivos
Viabilizar a captação de recursos para as instituições filantrópicas, proporcionando melhores condições de atendimento aos assistidos.
 
3. Padrinhos
Os interessados em apadrinhar uma instituição devem preencher o formulário Sócio Doador e encaminhar para a instituição, que irá protocolar o documento e, em seguida, encaminhar para a Cemig. Na sessão Outros Destaques desta página, estão disponibilizados os nomes das instituições cadastradas, assim como o formulário Sócio Doador.
 
4. Quem pode participar
• Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI)
• Apae
• Creche
• Abrigo
• Albergue
• Casa de Passagem
• Casa-lar
• Centro de Recuperação para Dependentes Químicos
 
5. Requisitos necessários para cadastramento
• Estar adimplente com a Cemig.
 • Possuir o Certificado de Regularidade, emitido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
 • Possuir o Título de Utilidade Pública Federal, emitido pelo Ministério da Justiça.
 • Preencher Formulário de Solicitação de Donativos.
 • Possuir os seguintes recursos de informática: microcomputador com sistema operacional Windows 98 ou superior, processador Pentium 4 – 1.8 MHZ, 512 MB de RAM, 4.0 GB livres no HD, Internet Explorer 6.0 ou superior, drive de CD-ROM e acesso a internet.
 
6. Documentos obrigatórios para obter o certificado da Sedese
• Formulário para Certificado de Regularidade (FCR) devidamente preenchido, datado e assinado pelo representante legal da instituição.
 • Cópia simples da Carteira de Identidade e do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de seu representante legal.
 • Cópia simples do estatuto ou do ato constitutivo da instituição, devidamente registrado no Livro do Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas por pelo menos um ano, com identificação do cartório em todas as folhas e transcrição dos dados do registro no próprio estatuto ou em certidão anexa.
 • Cópia simples da alteração estatutária devidamente registrada no Livro do Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
 • Cópia simples da ata que disponha sobre a composição, eleição e posse dos membros da atual diretoria, devidamente registrada no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
 • Original ou cópia simples do Certificado de Inscrição emitido pelo Conselho Municipal de Assistência Social do município onde atua a entidade, ou pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), assinado pelo presidente do Conselho, em papel timbrado. O documento deve conter o número de inscrição da instituição e certificar que a instituição está em pleno e regular funcionamento, cumprindo suas finalidades estatutárias e sociais, conforme modelo fornecido pelo Ceas.
 • Cópia simples da lei ou decreto que concedeu o título de utilidade pública à instiruição.
 • Cópia simples da ata de fundação da entidade, devidamente registrada em cartório.
 • Certidão Negativa de Débitos Estaduais.
 • Documento atualizado original ou emitido via internet do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), fornecido pela Secretaria da Receita Federal.
 • Relatório sucinto das atividades desenvolvidas.
 
7. Como obter o atestado da Sedese
A entidade deverá enviar à Sedese o Formulário para Certificado de Regularidade, preenchido e assinado, juntamente com os documentos obrigatórios, listados acima, exigidos para obter o Certificado de Regularidade. Esses documentos deverão ser enviados para o seguinte endereço:
 
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, S/N, 14º andar , Edifício Minas, Bairro Serra Verde
CEP 31.630-900
Belo Horizonte-MG
Contato:
3916-8249 / 3916-8250 / 3916-8248
 
8. Cadastramento
• O Certificado de Regularidade deverá ser apresentado em uma agência de atendimento da Cemig. Esse documento pode ser enviado por correio.
 • A Cemig vai verificar se a instituição está em dia com a Empresa, analisar a documentação apresentada e efetuar a vistoria no local para verificar se a instituição possui os recursos de informática necessários (a visita é gratuita).
 • A Cemig vai entrar em contato com a instituição para firmar o contrato que estabelece as condições gerais do Apadrinhamento.
 • O cadastramento será concretizado somente após o recebimento do Contrato de Apadrinhamento assinado pela instituição.
 

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