Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal











manejo e CONSERVAÇÃO

O Peixe Vivo desenvolve várias ações que visam a conservação das bacias hidrográficas. Entre elas destacam-se a implantação de sistemas de transposição de peixes, o repovoamento com espécies nativas, a restauração de habitats críticos e  ações preventivas na operação de usinas. Essas iniciativas devem garantir que a intervenção humana seja pautada pelas melhores estratégias disponíveis para conservação de peixes.

A Cemig realiza a soltura de alevinos, com o objetivo de preservar as espécies em ambientes aquáticos impactados por causas naturais ou pela ação do homem. Na primeira safra após a criação do programa em 2007, 34,7 toneladas de alevinos foram soltas nas bacias hidrográficas mineiras, o maior número desde o início dos peixamentos, em 1976.

A maior parte dos peixes utilizada no repovoamento é produzida nas estações de piscicultura da Cemig em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (Fadetec) e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paranaíba (Codevasf).

Outra ação é a implantação de sistemas de transposição que permitem a passagem dos peixes pelas barragens, viabilizando a migração entre as áreas de desova e de alimentação. A Cemig avalia a necessidade de implantação em novos empreendimentos, além de medir a eficiência e o custo-benefício de cada uma das soluções propostas, considerando as características de cada usina e da ictiofauna local.

Os procedimentos operativos nas usinas foram revisados e uma instrução de serviço foi elaborada, estabelecendo padrões e modos de atuar, com a finalidade de proteger e conservar a ictiofauna local. O trabalho é acompanhado de perto por uma equipe interdisciplinar, desde o planejamento até a execução e elaboração de relatórios. A implantação de novas tecnologias e a avaliação de diversos parâmetros antes de cada manobra também foram decisivas para a Cemig evitar a morte de peixes em suas usinas.

 

 

 

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados