Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

ESTAÇÃO Ambiental DE Volta Grande 

A Estação Ambiental de Volta Grande - EAVG foi criada em 14 de janeiro de 1976 para atender à obrigatoriedade legal de repovoar os reservatórios de hidrelétricas com diferentes espécies de peixes.

Localizada à jusante da Usina Hidrelétrica de Volta Grande, às margens do Rio Grande, a estação conta atualmente com uma área de reserva florestal com 390 hectares, um viveiro de mudas destinado à produção de espécies ciliares e urbanas e uma estação de piscicultura que possui 107 tanques em uma área total de lâmina d’água de 66.240 m2.
 
Conta, ainda, com um laboratório de reprodução onde há 12 aquários com capacidade de 2.000 litros e 18 incubadoras de 200 litros cada e 2 laboratórios para larvicultura indoor de Siluriformes.
 
Anexo ao laboratório de reprodução existe o laboratório de qualidade de água, no qual estão diversos equipamentos usados para a análise de água dos tanques de piscicultura, dentre eles microscópios, lupas, espectofotômetro, etc. O laboratório conta ainda com uma sala para armazenagem de produtos químicos, uma sala de estufa e uma sala de microscopia.
 
Em 2012, a Estação ganhou dois novos laboratórios: laboratório de reprodução II e laboratório multifuncional.
O laboratório de reprodução II conta com 60 incubadoras de capacidade de 50 litros e 8 aquários com capacidade de 2.000 litros, além de uma sala multifuncional. O laboratório multifuncional conta com dois laboratórios, uma sala de escritório, uma sala para manutenção de produtos químicos, duas antessalas (sendo uma adaptada para manutenção de estufas) e 02 vestiários.
 
Fotos das instalações da Estação de Piscicultura de Volta Grande

A- escritório; B e C- laboratório de qualidade de água; D e E – laboratório de reprodução I;
F e G – laboratório de reprodução II; H e I – laboratório multifuncional
 
 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados