Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal


Pescadores do Saber

Iniciado em 2011, o Projeto Pescadores do Saber é uma parceria do Laboratório de Ecologia de Peixes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com o Programa Peixe Vivo, da Cemig. O objetivo do projeto foi estimular a curiosidade e observação dos ambientes aquáticos continentais, através de práticas educativas junto às escolas públicas de Lavras/MG e região.

O público alvo foram crianças do I Ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com idade entre seis e 11 anos. O trabalho era realizado durante todo o ano letivo, através de visitas quinzenais às turmas escolares.

Objetivo

 
O projeto teve como objetivos: sensibilizar a comunidade a partir da conscientização de problemas ambientais locais; fornecer subsídios para o conhecimento dos componentes e mecanismos que regem os sistemas naturais, estimulando a curiosidade e observação da natureza. Em especial, informar sobre aspectos relacionados sobre a conservação de rios e riachos da região, bem como sua fauna de peixes associada, abordando a grande importância da água para a vida; despertar nos indivíduos sua responsabilidade social, sendo eles protagonistas da mudança do meio ambiente; contribuir para o desenvolvimento da cidadania consciente e participativa e da ética ambiental.
 
Com aula de 50 minutos, foram abordados os seguintes conjuntos temáticos: água e bacia hidrográfica, energia elétrica, lixo e esgoto, biodiversidade aquática e relações com a natureza, tendo o peixe como foco central no aprendizado. Ao final dos anos letivos, foi observado um ótimo retorno por parte dos alunos e suas famílias, que relataram já terem adquiridos novos hábitos ligados à preservação do meio ambiente.

O Projeto Pescadores do Saber encerrou em 2013 e, como resultado, atendeu quatro escolas do município de Lavras (MG) e uma do município de Ribeirão Vermelho (MG), alcançando um público escolar de 1.123 alunos.  

Em 2016, foi publicado o livro com a metodologia e resultados do projeto, que pode ser acessado aqui.
 
 
Ano
Escolas
Nº turmas
Nº alunos
2011
E. E. Cristiano de Souza
16
377
E. E. Firmino Costa
2012
E. E. Tiradentes
17
384
E. M. Manuel Pereira Ramalho*
2013
E. M. Itália Cautieiro Franco
15
362
TOTAL
5 escolas
48
1123
 Escolas, número de turmas e de alunos atendidos durante os três anos do Projeto Pescadores do Saber. 
          E. E.= Escola Estadual; E. M.= Escola Municipal; * Escola localizada no município de Ribeirão Vermelho.

 

Confira as fotos do lançamento do livro Pescadores do Saber 2016

Imagem Anterior Pausar Próxima Imagem

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados