Skip Navigation LinksPortal Cemig » pt-br » A Cemig e o Futuro » Sustentabilidade » Nossos Programas » Ambientais » Sistema de Gestao Ambiental
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Na Cemig, as áreas podem se certificar em Sistema de Gestão Ambiental (SGA), conforme a Norma NBR ISSO 14001:2004, ou adotar um Sistema de Gestão Interno denominado SGA Nível 1, desenvolvido considerando-se os princípios e requisitos da Norma NBR ISO 14001.
Possuem certificação conforme a NBR ISO 14001:2004, as usinas hidrelétricas de Nova Ponte, Itutinga, São Simão, Miranda e Rosal, a Estação Ambiental de Galheiro, a gerência de usinas do Oeste e a gerência de segurança de barragens.
São certificadas em SGA Nível 1 as seguintes áreas:·
  • Geração: UHEs de Camargos, Três Marias, Volta Grande, Jaguara, Emborcação, Salto Grande e a UTE de Igarapé;
  • Transmissão: Gerências de Operação e Manutenção da Transmissão do Leste, do Sudeste e do Triângulo;
  • Distribuição: Planejamento, Expansão, Operação e Manutenção do Norte, Sul e Oeste; Relacionamento Comercial e Serviços de Ipatinga, João Monlevade, Pouso Alegre, Montes Claros, Divinópolis e Uberlândia; materiais, logística e serviços – Logística e Armazenamento (Centros de Distribuição de Material Jatobá e Centro de Distribuição Avançado de Igarapé) e a área de Qualidade de Material e de Fornecedores.
Em 2008, foram certificadas conforme a NBR ISSO 14001:2004, a Usina Hidrelétrica de Irapé e a Gerência das Usinas do Leste com o escopo: gestão de operação, manutenção e administração das usinas da região Leste.
Na área de distribuição de energia elétrica, receberam certificação conforme NBR ISO 14001:2004 as seguintes áreas: Gerência de Manutenção da Distribuição Centro, com o escopo: execução de manutenção de 28 subestações; Gerências de Relacionamento Comercial e Serviços de Curvelo e de Ipatinga, abrangendo 11 municípios, com o escopo: atendimento a clientes em agência e por agentes; ligação de unidades consumidoras; restauração da iluminação pública; restabelecimento de energia; corte e religação; manutenção do sistema elétrico em redes de distribuição por meio das atividades de linha viva e inspeção de rede; construção de redes de distribuição; Gerência de Planejamento e Expansão Norte, abrangendo 116 municípios, com o escopo: expansão, mapeamento e cadastro; planejamento do sistema elétrico de distribuição e gestão econômico-financeira.
Na área de materiais e logística, foi certificado em SGA Nível 1, o Centro de Distribuição Avançado localizado no município de Governador Valadares.
Com as certificações obtidas em 2008, a capacidade instalada de geração de energia certificada nos Sistemas de Gestão Ambiental passou de 5.407 MW para 5.767 MW, o que representa 89% da capacidade instalada de geração da Cemig. No que se refere às Linhas de Transmissão acima de 230 kV, atualmente 63% do parque da Companhia está certificado.
Um aspecto relevante é que todas as unidades da Cemig com interferências no meio ambiente, independentemente da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental, devem atender a um conjunto de diretrizes dos Requisitos Mínimos de Adequação Ambiental, patamar inicial do Sistema de Gestão Ambiental da Cemig estabelecido para o controle e a proteção do meio ambiente, incluindo a avaliação de seus impactos e planos de ação para correção das questões identificadas.

Fale com a Cemig : ligue 116   |   0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados