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REDES INTELIGENTES NA CEMIG - PROJETO CIDADES DO FUTURO

A Cemig está se preparando para a implantação deste novo conceito de distribuição de energia e de relacionamento com os consumidores.
As características do projeto são:

• Local: A área escolhida foi a região atendida pelas subestações Sete Lagoas 1, 2 e 3, compreendendo municípios e localidades de região. Inicialmente, as instalações de infraestrutura avançada de medição e automação da distribuição estarão concentradas em Sete Lagoas, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Baldim, Prudente de Morais, Funilândia e Jequitibá.
• Sete Lagoas está distante cerca de 60 km da capital do estado de Minas Gerais;
• População que pode ser envolvida no programa: 290.000 habitantes
• Número de clientes na região geoelétrica incluindo as subestações Sete Lagoas 1, 2 e 3: 95.000 clientes (75.000 na cidade de Sete Lagoas).
Assim, a Cemig pretende aplicar todas as tendências da cadeia de valor das redes inteligentes de energia em suas instalações elétricas, telecomunicações, sistemas computacionais e interface com consumidores e geradores distribuídos.
O plano de ação de relacionamento e comunicação com o consumidor tem o propósito de motivar a adesão à Prova de Conceito (PoC) do Projeto e assegurar que os consumidores permaneçam envolvidos nessa iniciativa até a sua conclusão. Desse modo foram analisados os stakeholders envolvidos. Foi gerada uma lista de stakeholders a partir de uma pesquisa realizada pela Cemig em 2010 e do trabalho realizado no escopo do projeto. Também, no decorrer deste trabalho, foram identificadas as formas de relacionamento com a comunidade da Cemig e com os consumidores que participarão da PoC, tais como a criação de uma maquete, a elaboração de uma cartilha e de um folder institucional.
Adicionalmente, também foram definidas as estratégias de engajamento do consumidor tais como interação no momento da instalação dos medidores, workshops e acompanhamento durante o uso na prova de conceito.
A motivação da Cemig em implementar o Projeto Cidades do Futuro inclui, entre outros:
• Busca da liderança na aplicação de tecnologia de ponta do mercado que traga benefícios para os consumidores da Cemig;
• Desenvolvimento de conhecimento por parte da Cemig e de centros de pesquisa e empresas no Brasil das tecnologias de redes inteligentes, que servirá de base para o direcionamento e ajuste da estratégia de sua implantação e para a comunicação com as partes interessadas;
• Teste das tecnologias para os consumidores de diferentes perfis da área, com avaliação e mensuração dos benefícios, servindo de base para uma ampliação para outras regiões da Cemig;
• Melhoria de eficiência operacional, por meio do acesso a mais informações e de mais precisão;
• Necessidade da criação de opções à atual estrutura tarifária, estendendo a utilização da  tarifa variável  para consumidores de baixa tensão, sendo a sua aplicação apenas possível com a implementação das tecnologias apropriadas, antecipando-se às mudanças dispostas na regulamentação do setor elétrico a partir do terceiro ciclo de revisão tarifária das distribuidoras de energia elétrica;
• O reconhecimento que a interação entre concessionárias e consumidores é base para uma nova era de serviços integrados, incluindo comunicações e soluções de TI;
• Melhoria da eficiência energética em um país com crescente necessidade energética, ajudando a suprir a demanda de energia com menos impacto ao meio ambiente e redução na emissão de gases de efeito estufa.

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