Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Programa Proximidade 



Arquivo Cemig 
 
Usina Hidrelétrica de Camargos

Buscando estreitar o relacionamento e promover o desenvolvimento social nas comunidades no entorno de usinas hidrelétricas, a Cemig conta com o Programa Proximidade.

O Programa consiste na unificação das ações de relacionamento com comunidades e na realização de um ciclo de encontros visando explicar à população os procedimentos operativos e de segurança adotados nas hidrelétricas da Cemig, condições climáticas e aspectos ambientais, além de promover visita guiada às instalações das usinas.

Desde 2005, a Empresa realiza uma série de ações que visa à integração com as comunidades das áreas de influência das usinas que sofrem com períodos de secas prolongadas ou cheias intensas, num relacionamento focado no esclarecimento da população. Além de repassar informações, a Cemig acolhe demandas da população e estabelece parcerias com lideranças locais, órgãos e atores responsáveis pela segurança e prevenção dos efeitos das enchentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, além da imprensa regional.

A fim de ilustrar e complementar as informações, é distribuída uma cartilha aos participantes com o tema “A Estação das Chuvas e a Operação dos Reservatórios”.  Além disso, em cada usina em que ocorre o evento, são distribuídos mapas contendo informações sobre os municípios, a hidrografia local, a usina e os postos de controle de valores da chuva e nível de água do reservatório. Também é exibido um filme explicativo sobre a gestão dos reservatórios no período chuvoso.

Evolução

O projeto, que evoluiu nos últimos anos, expandindo as ações com foco também no desenvolvimento social, se transformou no novo Programa Proximidade. Assim, a Empresa tem uma atuação transparente e um canal de comunicação aberto para atuar nos momentos críticos. Nesse caso, a comunidade tem informação ágil e segura, podendo se organizar melhor e minimizar os efeitos de enchentes e secas.

Concebido a partir da ação conjunta entre as áreas de planejamento, engenharia, sustentabilidade, meio ambiente e comunicação da Cemig, o Proximidade pretende assegurar maior confiabilidade à prática da operação dos reservatórios e, assim, orientar de maneira mais precisa as comunidades do entorno.

O programa nasce com ações para possibilitar o desenvolvimento social das comunidades, por meio da educação para os recursos hídricos e da capacitação técnica para o desenvolvimento de sistemas de alerta contra enchentes, fortalecendo a atuação local da Defesa Civil.
 
Todo o processo é certificado pela norma ISO 9001.

Confira a cartilha "Estação das chuvas e a operação dos reservatórios"

Confira a programação do Proximidade 2018

Lei de Segurança de Barragens

“Programa Proximidade” altera seu escopo de atuação para Implantação de Exigências da Lei de Segurança de Barragens

Desde o seu lançamento em 2005, o Programa Proximidade vem sendo executado por meio de encontros periódicos com público do entorno dos reservatórios afetados pela operação, atingindo as principais usinas hidrelétricas da empresa. Desde lá, foram cerca de 90 reuniões com público de 4.500 pessoas. Ribeirinhos, pescadores, irrigantes, aquicultores, indústrias, representantes comitês de bacia hidrográfica, lideranças municipais, associações, defesa civil, etc., acompanhavam e debatiam as palestras apresentadas relativas aos empreendimentos afetos, com temas de interesse direto: Meteorologia, Operação do Reservatório, Segurança Civil das barragens, e ainda: Meio Ambiente Condicionantes Sócio- ambientais, Ictiofauna, entre outros.

Dentro da Lei de Segurança de Barragens (Lei 12.334/2010) e Resolução Normativa ANEEL 696/2015, a CEMIG tem o desafio de implantar, até o ano de 2020, o PAE- Plano de Ação de Emergência em 40 empreendimentos (UHEs e PCHs) junto aos COMPDECs- Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, em cerca de 150 municípios (MG, BA, GO, ES, RJ e SC) a jusante das barragens. Para esse desafio foi necessário pensar no Programa Proximidade e sua necessária mudança de escopo.

Para os anos de 2018 e 2019, o principal objetivo passa a ser, então, a implantação do PAE- Plano de Ação de Emergência Externo das Usinas junto aos COMPDEC-Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil instalados nos municípios, a jusante das barragens. O PAE irá subsidiar o Plano de Contingencia Municipal (PLANCON) na preparação para situações de rupturas de barragens e situações de cheias.

O escopo do Programa Proximidade terá mudanças de suas características: Sai a fórmula do “evento”, e entra a da “reunião de trabalho”. Os temas a serem discutidos, ficam restritos à Operação de Reservatórios, Segurança de Barragens e Cultura da Emergência e Prontidão- Preparação PAE Externo das Usinas e, a mudança mais importante, está na restrição de público, trabalhando a partir de agora, apenas com os COMPDECs, devido às especificidades do assunto. 

O Programa Proximidade passa, a partir de agora, a ter um novo patamar de atuação, cheio de desafios, entre eles, o de, efetivamente apresentar e discutir um tema muito sensível, que são as cheias naturais e cheias provocadas por cenários de rompimento de barragens. Espera-se realizar em torno de 40 reuniões nos anos de 2018 e 2019, envolvendo cerca de 600 agentes dos COMPDECs.

 ​Reconhecimento

Em 2010, ainda com o nome de Plano de Integração da Cemig, o programa foi premiado como um dos melhores trabalhos desenvolvidos na área de gestão de reservatórios, pelo Seminário Internacional de Hidrología Operativa y Seguridad de Presas, na Argentina.​


 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados