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Engajamento com Stakeholders

 
Em 2017, a estratégia de engajamento com os stakeholders foi reavaliada por um grupo multifuncional de empregados. A partir deste trabalho, foram validados conceitos e práticas a serem adotados pela Cemig no relacionamento com as partes interessadas.

 Para a Empresa, a identificação de estratégias adequadas de gestão de stakeholders pode trazer inúmeros benefícios para os negócios:
 •Antecipa tendências e questões relevantes;
 •Reforça a credibilidade e transparência;
 •Permite a criação de sinergias;
 •Evidencia oportunidades de melhorias nos negócios;
 •Contribui na obtenção da “licença social para operar”;
 •Auxilia na melhoria da imagem e da marca da Empresa;
 •Minimiza risco no relacionamento da Cemig com as partes interessadas;
 •Aumenta a confiança dos investidores.

Como uma primeira etapa de trabalho, a Cemig procurou consolidar um conceito único de stakeholders na Empresa: Stakeholders ou Partes Interessadas são pessoas, grupos ou organizações que afetam e/ou podem ser afetados direta ou indiretamente pelas atividades ou serviços da Cemig.

Considerando este conceito, foram definidas as etapas do processo de engajamento:

•Identificação dos diferentes grupos de stakeholders,
 •Definição das partes interessadas de alta prioridade,
 •Conhecimento das suas necessidades e expectativas,
 •Estabelecimento dos compromissos e quadros de relacionamento,
 •Desenvolvimento e aplicação de ferramentas relativas a avaliação e melhoria do processo;
 •Disseminação das lições aprendidas.

Os stakeholders identificados como de alta prioridade foram:
 1. Empregados próprios, contratados, subcontratados, estagiários.
 2. Comunidade Financeira - Entidades Financeiras, Acionistas e Investidores.
 3. Clientes - consumidores residenciais, rurais, comerciais, industriais e poder público.
 4. Empresas/ Comunidade Empresarial – empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia, empresas do Grupo Cemig.
 5. Fornecedores
 6. Imprensa
 7. Sociedade Civil – Associações, Sindicatos, Movimentos Sociais, Organizações do Terceiro Setor, Autarquias, Associações, Comunidade Científica, Partidos Políticos, Instituições Internacionais.
 8. Comunidades locais
 9. Governo e Órgãos Públicos.
 
Mapa de Stakeholders da Cemig


 
Após a etapa de identificação, a Cemig definiu os principais canais de relacionamentos e os compromissos que assumiu com cada um destes grupos, conforme tabela abaixo. Os compromissos foram retirados de documentos formais e públicos da Cemig, como Código de Ética, Política de Recursos Humanos, Política de Comunicação da Cemig, Política de Comunicação da Cemig com a Comunidade, Política de Patrocínios e Relatório de Sustentabilidade. 



Grupos​ Canais de relacionamentos​​ Compromissos*​
Empregados próprios, contratados, subcontratados, estagiários​​ ​​​​​- Pesquisas de Clima e GROE - Grau de Orientação Estratégica da Empresa.

- Canal de Denúncia.

- Visão e Ação.

- Mesas de Conversa com a RH.
- Negociação Coletiva.

- Chamados On-Line.

- Cemig On Line (Boletim diário de informações).

- Periódico Energia da Gente.

- TV Cemig.

- Jornal Mural.

- Intranet.

- Inventário Social.

- Portal do SESMT.

- RH Informa.

- Eventos e Programas (Primeira Energia, Homenagem por tempo de Serviço, SIPAT, Momento de Segurança, Palestras, etc).

- Políticas, Códigos e Normas (ex.: Política de Recursos Humanos; Código de Ética, etc).​

​- Construir e reforçar as relações de confiança, através de um processo de interação compartilhado, respeitoso, inclusivo e participativo.2; 3

- Adotar diretrizes consistentes e transparentes.2

- Promover a comunicação de assuntos relativos a recursos humanos e estratégias corporativas, através da veiculação ágil e eficaz de informações, buscando construir uma base de confiança e credibilidade.2

- Manter aberto um canal de comunicação que permita aos empregados dirimir dúvidas e expor suas opiniões e anseios, contribuindo para a melhoria do clima organizacional.

- Compartilhar os resultados empresariais, recompensando e motivando os empregados.2​

​​- Contribuir para promover o desenvolvimento e a qualidade de vida dos empregados. 3

- Assegurar condições adequadas de trabalho, saúde e segurança nas atividades diárias dos empregados.1

- Respeitar o direito de associação e liberdade de expressão.2; 3

- Não praticar atos de discriminação de qualquer natureza.1​






Comunidade Financeira - Entidades Financeiras, Acionistas e Investidores​​ ​- Fale com a RI.

 

 

 

 

- Associações (Ex.: APIMEC – Associação de Analista e Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais).

 

 

- Apresentações do Resultado da Empresa aos Investidores.

 

 

- Conferências e Teleconferências.

- Relatórios Anuais

​- Zelar pela informação rápida, transparente e isonômica. 3

- Promover diálogo constante. 3

 

 

- Manter as melhores práticas de governança corporativa.3

 

 

- Criar valor para os acionistas. 

 

Adotar ferramentas de controle de riscos e gestão de crises

 

- Adotar ferramentas de controle de riscos e gestão de crises.6


Clientes - consumidores residenciais, rurais, comerciais, industriais e poder público​​ ​- Portal Cemig.

- Face a Face (Agentes de Relacionamento Comercial, Agências de Atendimentos).

- Conselho dos Consumidores.

- Fóruns

- Ouvidoria

- Pesquisas (IASC, Abradee e outras)

- Aplicativos (Cemig Atende, etc)

- Facebook

- YouTube

- Twitter (@Cemig_atende) 

- Facebook (Facebook.com/Cemig.atende)

- Agência Virtual​

- Atendimento Telefônico

- SMS

- Instagram​



​- Relacionar-se de maneira cortês e eficaz1​

- Orientar quanto à segurança no trato com a energia e conservação.1​

 - Agir com o objetivo de atender de maneira eficaz às solicitações, desde que não-conflitantes com os interesses da Cemig.3

- Orientar na utilização dos canais existentes de denúncias e reclamações.1

- Não praticar atos de discriminação de qualquer natureza.1

- Não divulgar dados ou fazer uso indevido de informações referentes a seus consumidores.6







Empresas / Comunidade Empresarial - empresas brasileiras de geração, transmissão e distribuição de energia, empresas do Grupo Cemig.​ ​​- Portal Cemig.

- Editais de P&D.

- Parcerias e associações (Abradee, Abrage, Abrate, Grupos de Estudo, etc).

- Fóruns Temáticos.

- Visitas Técnicas.

- Revista Universo Cemig.

- Promover diálogo transparente​.3

- Compartilhar conhecimento, experiência e melhores práticas, obedecendo a Política de Informação da Cemig.3

- Participar, quando possível, em estudos comparativos ou relatórios de benchmarking.

- Valorizar a construção de parcerias intersetoriais e interorganizacionais para potencializar os resultados.​4




Fornecedores​​ ​- Portal Cemig.

- Portal de Compras da Cemig.

 

 

- Face a Face (Cadastro e Pregões).

 

- Prêmio Fornecedor.​

 

 


​- Relacionar-se de maneira ética, cortês1 e eficaz.

- Zelar pela informação rápida, transparente e isonômica.3

- Respeitar a ética concorrencial de forma a não permitir atos de concentração de mercado, formação de cartel, propina, suborno e coerção.1

- Cumprir as normas inerentes ao desenvolvimento sustentável.1

- Cumprir com as obrigações contratuais.1

- Disseminar e promover os valores da Cemig na atividade de trabalho dos fornecedores.​4
Imprensa​ ​- Entrevistas e matérias.

- Comunicados à Imprensa.

- Relatórios diários de Clipping.
​- Disponibilizar informações relevantes, transparentes, precisas e oportunas (econômicas, financeiras, gerenciais, sociais e ambientais).

- Responder de maneira rápida a perguntas e solicitações. 3
Sociedade Civil​ ​- Comitês (Ex.: de Bacias Hidrográficas, Interestadual de Gênero e Raça, etc).

- Relatórios Anuais.

- Portal Cemig.

- Políticas (Política Ambiental, de Biodiversidade, de Patrocínio, de Subvenção e Apadrinhamento, etc).
- ​Declaração Universal dos Direitos Humanos e de outras convenções internacionais.

- Promover a sustentabilidade e eficiência energética.4

-Apoiar iniciativas sociais, humanitárias e culturais.

- Aproveitar as oportunidades de comunicação para contribuir com a formação de uma consciência de sustentabilidade, respeito aos direitos humanos e preservação do meio ambiente.1​
Comunidades locais​ ​- Canal de Sustentabilidade.

- Face a Face (Programa Proximidade, Fóruns e Negociações Socioambientais).

- Portal Cemig.

- Políticas (ex.: Política de Comunicação com a Comunidade).

- CEPAP (Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População).



​- Zelar pela segurança das instalações1, de modo a proteger a comunidade do entorno dos empreendimentos.6

​​- Dialogar de maneira contínua e analisar as necessidades sociais e ambientais para o desenvolvimento de ações de valor para a comunidade.5

- Promover a sustentabilidade e eficiência energética.4

- Fortalecer os setores cultural, esportivo, educacional e social, em alinhamento com políticas públicas nas comunidades onde a Cemig atua.4​;5


- Apoiar o desenvolvimento de projetos das comunidades onde a CEMIG opera.3;4​​

- Não praticar atos de discriminação de qualquer natureza.1


Governo e Órgãos Públicos​ ​- Pesquisas (Ex.: Pesquisa IASC com as Prefeituras).

- Face a Face (Agentes de Relacionamento com o Poder Público, reuniões e atendimentos).
- Zelar pela transparência e agilidade na prestação de contas.​3

- Realizar todas as ações, de forma a obedecer sempre a critérios técnicos, regulatórios e comerciais, e normativos do órgão regulador.​1​​

- Atender de forma diligente às solicitações recebidas.1​


- Atuar alinhada às políticas públicas estabelecidas pelo Estado, em especial aquelas vigentes para o setor de energia e também nas áreas onde atua ou investe, contribuindo com o desenvolvimento. 
3;4​​;5





​​


 


* Fontes: 1- Declaração de Princípios Éticos e Código de Conduta Profissional, 2- Política de Recursos Humanos, 3- Política de Comunicação da Cemig, 4- Política de Comunicação da Cemig com a Comunidade, 5- Política de Patrocínios, 6 - Relatório de Sustentabilidade.​

 

 


As principais ações de engajamento da Cemig estão relatadas no capítulo de Relacionamento com a Comunidade do Relatório de Sustentabilidade 2018.





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