Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

FILME EM MINAS – PROGRAMA  DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL

Criado pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais em parceria com a Cemig, o Programa Filme em Minas tem aquecido a produção audiovisual no Estado, estimulando pesquisas e adoção de novas linguagens e formatos que revelam a pluralidade e a diversidade da cultura mineira. Abrangente, o programa possibilita a participação tanto de diretores já consagrados quanto de realizadores iniciantes, impulsionando produções em todo o Estado.
 
Além do Filme em Minas, de grandes proporções, a Cemig patrocina os principais festivais mineiros no âmbito do audiovisual, como os Festivais de Cinema dos Países de Língua Portuguesa, Internacional de Curtas de Belo Horizonte e de Cinema de Juiz de Fora. As Mostras de Cinema de Ouro Preto, Tiradentes e de Cinema Mundial - Indie também recebem o apoio da Cemig.
 
A primeira edição do Filme em Minas aconteceu em 2004. Para o biênio 2005/2006, o programa foi reorientado a partir de um estudo de tendências dos principais programas públicos de estímulo ao audiovisual no País, com o intuito de atender às demandas diversificadas do setor em Minas Gerais, dialogando com sua multiplicidade e seu perfil experimental e reflexivo.
 
O Programa é voltado para produção local, estipulando em seu edital, porcentagens superiores para elenco, equipe técnica, cenário e produtores mineiros. Trata-se do único edital do país que contempla todos os segmentos do audiovisual: Da produção, finalização e distribuição de longas e curtas, documentários, novos formatos, literatura e revitalização de acervos.

A escolha dos projetos a serem patrocinados se dará pela análise de seu valor artístico e cultural, de sua exequibilidade, no que concerne à proposta técnico-orçamentária, da capacidade demonstrada pelo proponente de executar o projeto e da adequação da proposta ao presente Programa .
 
Em sua  6ª edição do Programa, a Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig concederam patrocínio no valor total de R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), para o biênio 2013/2014, com base na Lei do Audiovisual e na Lei Federal de Incentivo à Cultura, assim distribuídos por categoria, conforme Edital 2013 / 2014.
 
 
 
 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados