Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

CULTURA

  

A Cemig está sempre presente no desenvolvimento social do País, patrocinando a cultura e a educação continuada. Trabalha com projetos em todos os segmentos culturais, por meio de recursos próprios e da utilização da renúncia fiscal permitida pelas leis de incentivo cultural federais.
 
A politica de patrocínios está organizada em dois grandes programas: o Cemig Cultural e o Filme em Minas – Programa de Estímulo ao Audiovisual
 
Nos últimos 30 anos, os investimentos da Cemig nas causas sociais passaram a fazer parte de uma gestão pautada pela sustentabilidade. Isso significa que a sobrevivência e o sucesso do negócio da Companhia dependem diretamente do grau de comprometimento com a sociedade.
  
A Cemig concede apoio financeiro e/ou logístico a projetos culturais, em parceria a eventos estruturadores, de preservação do patrimônio, e outros segmentos que  são os eixos para o desenvolvimento da economia criativa na cadeia cultural. São dois programas distintos: O Cemig Cultural e o Filme em Minas.

O programa Cemig Cultural distingue iniciativas que permitem a formação de público, qualificação e capacitação de profissionais, além de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de linguagens artísticas e gratuidade.
A parceria com a Secretaria de Estado da Cultura no Programa, garante a assertividade nos patrocínios ,apoiando demandas estratégicas e agregando valor a Marca e Reputação da Empresa no atributo cidadania.
 
A maioria dos projetos patrocinados possui continuidade, alcança grandes plateias e envolve participantes de diversos setores, além de contribuir para manutenção de espaços de educação permanente, como Museus, Bibliotecas e Fundações Artísticas. Os projetos são realizados via  leis federais de incentivo e verba própria. O perfil da carteira de projetos do Cemig Cultural é constituído, principalmente, por projetos nos segmentos de:

• Patrimônio;
• Literatura;
• Museografia
• Extensão Universitária;
• Manutenção de acervos;
• Música erudita;
• Música regional;
• Festivais de artes integradas;
• Artes Cênicas.
 
Em 2014, os investimentos em cultura somaram 167 projetos, cerca de 39 milhões, mantendo a Cemig entre as dez maiores patrocinadoras do País. A Empresa apoia as artes plásticas, assim como a música regional e erudita. É mantenedora de sete museus, da Fundação Clóvis Salgado, da Fundação Artística e da Orquestra Filarmônica do Estado, assim como, patrocina festivais de dança, teatro e gastronomia, é parceira dos festivais de extensão universitária da UFMG, UFSJR e Ufop há mais de 20 anos e financia obras de restauração do patrimônio. No cinema, a Empresa mantem há 10 anos o edital Filme em Minas, que já premiou mais de 158 projetos entre longas e curtas metragens, documentários, novos formatos, literatura e conservação de acervos.

Para Cemig ,a sociedade é, ao mesmo tempo, a razão de ser de toda ação sustentável e o agente capaz de demandar e garantir o processo transformador necessário para consolidar o modo de vida e um modelo moderno e viável para o nosso negocio.

Os projetos de produção audiovisual são tratados exclusivamente no âmbito do Programa Filme em Minas.
 
  

Audiovisual

 ​
 

Patrocínios

 ​
 
 ​ ​

 

 

 

Fale com a Cemig : ligue 116 | Fora do Estado de Minas Gerais: 0800 721 0116   |   Deficientes auditivos: 0800 723 8007

Copyright Cemig - Todos os direitos reservados