Sala de Imprensa

Segurança no carnaval

27/01/2012

Com a aproximação do Carnaval, a Cemig orienta os foliões sobre os cuidados que devem ser observados para que a população tenha um carnaval tranquilo, sem risco de acidentes. Desse modo, desde o dia 28/01, a Cemig lançou nas rádios do Estado uma campanha que alerta sobre os cuidados a serem tomados para garantir a folia. Confira os spots:

Spots de RÁdio

Segurança Carnaval 3

Duração: 0:30

Segurança Carnaval 2

Duração: 0:30

Segurança Carnaval 1

Duração: 0:30

 

Fique atento também para as seguintes orientações:

Trios elétricos e carros alegóricos
• Os motoristas não devem trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos.
• Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.
• Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação a fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows
• A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.
• A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
• Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
• Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)
• Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.
• Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Iluminação, enfeites e alegorias
• Não fazer ligação clandestina (gatos).
• Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.
• Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.
• Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.



Ir para o conteúdo principal